Leite Vegetal

ATENÇÃO: NÃO DEVE SER USADO GRÃOS TRANSGÊNICOS!!!

 

 Leites VegetaisBoa notícia! Você pode obter leite fresco, gostoso e nutritivo a partir de inúmeros grãos e sementes que são ótimos para a saúde.


Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário, muitas vezes seguido por simples hábito. E o melhor da história: ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.


Leite de castanha-de-caju
Castanha-de-CajuSua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.
Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Leite de linhaça
Semente de LinhaçaA semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um antiinflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.
Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.
 
Leite de arroz integral
Arroz IntegralUm poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz "descansa" os órgãos do corpo. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.
Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.
 
Leite de amendoim
AmendoimProtege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.
Preparo: O amendoim utilizado deve ser sem sal e sem casca. Deixe de molho um copo de grãos. Após mais ou menos 8 horas, bata-os no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada ou mineral. Coe cerca de cinco vezes para obter quatro copos de leite puro. O amendoim é o leite que mais deixa resíduos.
 
Leite de nozes
NozesEstamos falando das conhecidas "nozes de Natal" que podem ser consumidas em qualquer época do ano. As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo enquanto seu aspecto enrugado lembra o cérebro humano. Não por acaso, as nozes tonificam o sistema nervoso.
Preparo: Um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!
 
Leite de quinua
QuinuaComparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.
Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.
 
Leite de sementes de abóbora
Semente de AbóboraVerdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa os intestinos e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjôos das gestantes.
Preparo: Para obter um litro desse néctar de saúde, separe um copo de sementes e deixe-as de molho por uma noite. De manhã, bata com três ou quatro copos de água filtrada. Coe bem.
 
Leite de aveia
AveiaA aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.
Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.
 
Leite de gergelim
GergelimO gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.
Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso "queijelim". Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.
 
Leite de castanha-do-pará
Castanha-do-ParáAs castanhas-do-pará são conhecidas como "pílulas da felicidade". Cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contám ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.
Preparo: Um dos mais saborosos! É como tomar leite vindo diretamente da castanheira... Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água - sempre filtrada ou mineral - para obter três copos de leite. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes.
 
Leite de girassol
Semente de GirassolTalvez sua principal propriedade seja a de ser um antioxidante poderoso, protegendo o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.
Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite "regado pelo sol"!
 
Dicas
Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi.

Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.

 
Os segredos que fazem toda diferença
» Lave bem os grãos antes de começar o processo de "tirar o leite".
» Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.
» Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se "ordenhar" os grãos - o que dá uma sensação especial e gratificante.
» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

Fonte: Revista dos Vegetarianos
http://www.cantinhovegetariano.com.br/2007/05/leites-vegetais.html

_________________________________________________________________________

Lembrando que as receitas abaixo foram retiradas do Blog da Claudia Marcelino e que todos os links abaixo ativos são referentes ao mesmo.

Leite e Manteiga de Castanhas:

DSC01370DSC01442
Quando fazemos leites de oleaginosas, fica sempre a questão do que fazer com as sobras. Eu sempre tenho pena de jogar os resíduos fora: castanhas e amêndoas são tão caras!
Então a partir do leite de castanhas, desenvolvi essa manteiga que é a nova paixão do meu filho que aprendeu a comer tanto a manteiga, quanto os waffles!

A manteiga reune os benefícios da GHEE com os benefícios das castanhas: proteínas, carboidratos, ferro, cálcio, fósforo e sódio, bem como vários tipos de aminoácidos.

Vamos primeiro ao leite de castanhas:


Leite de Castanhas:
- 1 e 1/4 de xícara de castanhas de cajú cruas ou aquelas bem clarinhas e sem sal;

- 1 litro de água mineral;

- 1 pitada de sal.

Modo de fazer:
1º Bata tudo no liquidificador por uns dois minutos.

2º Coe com uma peneira bem fina, espremendo o resíduo para liberar mais líquido ou, exprema em um pano de prato limpo reservado só para este uso, ou em uma fralda de tecido de bebê nunca usada.

Manteiga de castanhas:
- 2 colheres das de sopa do resíduo das castanhas;

- 2 colheres das de sopa de ghee (manteiga clarificada);

- 1 colher das de chá de nutritional yeast (é opcional);

- 1/2 colher das de chá de CMC;

- Sal a gosto.

Modo de fazer:
- Misture tudo muito bem e empregue. Consuma em 5 dias no máximo. Guarde o restante do resíduo de castanhas no freezer e vá preparando a manteiga em poucas quantidades, pois, a validade é pequena.



Leite de Gergelim

DSC01335


Muitas mamães ficam apavoradas quando tem que retirar o leite da alimentação de filhos.
A 1ª pergunta sempre é: - E como fica a questão do cálcio?

O leite de gergelim pode ajudar e muito nessa questão já que esta sementinha é uma excelente fonte de cálcio, além de fósforo e ferro e são ricas em vitaminas do complexo B.
Ela ainda é emoliente, lubrifica o intestino e levemente laxante porque estimula os movimentos peristálticos.
Também é uma excelente fonte de gordura e a sua lecitina é de qualidade bem superior a da soja.

O grande problema está no sabor, o leite é amargo!
Li dicas para não deixar as sementes de molho por mais de uma hora para não amargar. Deve ser para não ficar intragável porque amargar, amarga de qualquer jeito.

Então a solução que arrumei aqui em casa foi misturá-lo com o leite de arroz e adicionar tâmaras gigantes.
Estas tâmaras são super doces e quebram um pouco o amargo do gergelim.
Batê-lo com frutas, ajuda a completar a tarefa de disfarçar o amargo.

Leite de Gergelim:

- 1/4 de xícara de gergelim;
- 1 litro e meio de leite de arroz, receita aqui no blog, já pronto sem adição de baunilha ou qualquer outra coisa;
- 4 a 6 tâmaras gigantes já sem o caroço.

Modo de fazer:

1º Deixe o gergelim de molho em um copo de água por no máximo uma hora.

2º Descarte a água. No liquidificador bata muito bem o leite de arroz com as sementes de gergelim e as tâmaras. Peneire e guarde na geladeira por até 3 dias.

Leite de Girassol com Alfarroba!



Um dos blogs que mais admiro é o da Lexie's e um dos que mais me inspira porque temos histórias muito parecidas.
Lexie também tem um filho com Transtorno do Desenvolvimento, que também tem vários comprometimentos alimentares além do glúten e da caseína e, assim como eu, transformou o ato de cozinhar numa missão de vida tanto para ajudar seu filho, como outras crianças.
Muitas de suas receitas, se encaixam nas necessidades da minha cozinha.

Esta, o leite de girassol com alfarroba, é fácil, saborosa e nutritiva.
Já me ajudou muito, antes mesmo dela postar no seu blog, pois já era algo que fazia em casa.
Até descobrir que meu filho tem intolerância as sementes de girassol :(
Um capricho da natureza, justamente porque o girassol é a alternativa pra quem tem alergia a amendoim.

Eu não sei por que, pois matematicamente o resultado deveria ser o mesmo, mas metade da receita fica mais saborosa e suave do que a receita inteira.
Bem gelado fica ótimo e batido com banana, fica bem saboroso.

Os benefícios e propriedades nutritivas do girassol você encontra aqui no blog.
Já a alfarroba, tem gosto de chocolate, cheiro de chocolate, cor de chocolate, mas não é chocolate :)
Alfarroba é uma planta da família das leguminosas, cujas sementes são utilizadas para preparar um pó que substitui o cacau em muitas receitas para quem é alérgico a chocolate, não pode consumir fenóis como o meu filho, ou não pode consumir cafeína.

Leite de Girassol com Alfarroba:
- 1/2 xícara de sementes de girassol sem casca deixadas de molho por 4 horas;

- 2 xícaras de água mineral;

- 2 colheres das sopa de alfarroba em pó;

- 1 pitada de sal;

- 1 pitada de canela em pó;

- Adoçante a gosto.

Modo de Fazer:
1º Bata todos os ingredientes no liquidificador.

2º Passe todo o líquido várias vezes por uma peneira bem fina para retirar todo o resíduo, ou coe utilizando um saquinho de voal.

3º Mexa bem antes de servir.


Shake de Proteínas do Tony Kanaan!

Esta receita foi ao ar no Estrelas, da Angélica, do dia 5/02.
Eu fiquei feliz da vida porque tinha todos os ingredientes en casa e poderia colocá-lo no blog dando dicas preciosas de alimentação e como torná-lo livre de glúten e caseína.
Meu filho bebe pelo menos dois shakes por dia e este tem uma combinação bem interessante e bastante nutritiva. 

Este Shake é especialmente indicado para gerar ou repor energias, aumentar a quantidade de calorias ingeridas, aumentar massa muscular.
É excelente também para as pessoas que tem dieta pobre em proteínas e precisam aumentar esta ingestão: vegetarianos e vegans e para as crianças extremamente seletivas.

Vamos as dicas primeiro!
vitamina de morango 003
Para torná-lo sem glúten e sem leite, é necessário que se utilize aveia sem glúten e proteína de arroz, ambos os ingredientes não existem no Brasil, mas consigo comprá-los com cartão de crédito internacional num site americano, que me entrega em casa sem nenhum problema. Para isto compro os ingredientes separadamente devido ao peso dos produtos. Ao clicar sobre estes ingredientes, você será direcionado diretamente para o site onde poderá comprá-lo.



shake tony



Shake de Proteínas:

- 4 a 6 cubos de gelo

- 1 xícara de morangos frescos ou congelados

- 1 xícara de leite de amêndoas

- 2 colheres das de sopa de aveia sem glúten

- 2 colheres das de sopa de manteiga de amêndoas

- 1 colher das de sopa de mel ou glicose para manter uma receita vegan

- 2 colheres das de sopa de óleo de coco

- 2 colheres medida de proteína de arroz

Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Se você usar os morangos congelados, o ke fica bem grosso, parecendo um frapê.






Yakult de Leite de Arroz!


fermentado de arroz 002


Na verdade, quando saiu esta receita, o que eu queria mesmo era fazer um iogurte.
Deu errado, mas saiu uma deliciosa bebida fermentada!
Para as crianças que sentem falta do yakult, é uma boa pedida.
Não tem aquele azedinho peculiar desta bebida fermentada, é mais doce, mas a cor e consistência são iguais.
Para as crianças que são bem detalhistas, compre o original, retire o lacre com cuidado, beba, lave bem a embalagem e preencha com o fermentado. Recoloque o lacre, sele com filme plástico e deixe na geladeira ao alcançe das maozinhas de seus pequenos :)


Yakult de Leite de Arroz:

- 1 litro de leite de arroz (o de caixinha italiano)

- 1 envelope de fermento lacteo

- 1/4 de xícara de amido de milho ou araruta

- 2 colheres das de sopa de nectar de agave ou glicose da Yoki

Obs:

O leite de arroz italiano pode ser encontrado em boas lojas de produtos naturais, lojas online na internet e na Rede Pão de Açúcar.
O fermento lácteo também é encontrado em lojas de produtos naturais ou em lojas online, assim como o nectar de agave.
Amido de milho e glicose da Yoki é possível encontrar em qualquer supermercado.
Modo de fazer:
1º Dissolva o amido em meio litro de leite de arroz. Leve ao fogo para engrossar.

2º Retire do fogo, junte o restante do leite e as duas colheres de glicose. Deixe esfriar. Adicione o fermento lacteo e mexa bem.

3º Leve à iogurteira e ligue-a deixando funcionar por 12 horas.
Guarde o leite fermentado em geladeira por no máximo 4 dias. Agite sempre antes de beber.

Rende 1 litro.
Leite de Semente de Girassol!
leite de girassol 005


leite de girassol 003

Nós podemos começar a ser mais naturebas na vida sem precisar radicalizar :)
É fácil ir se acostumando a uma alimentação mais saudável quando entendemos os benefícios que as mudanças podem trazer.
Muitas pessoas e crianças não podem consumir leite de vaca e as mães ficam desesperadas com a qualidade nutricional da alimentação de seus filhos, pois a única opção a que foram apresentadas como saudável foi justamente o leite de vaca, opção esta bastante questionável. Na verdade, é uma preocupação sem fundamento quando passamos a conhecer os nutrientes dos alimentos alternativos. Muitas vezes a alimentação que passará a ser oferecida é infinitamente mais saudável e equilibrada.

Este "leite" é um bom exemplo de troca altamente recompensadora.
Embora aja uma grande diversidade de informações quanto aos seus nutrientes, sabemos que ela é rica em gorduras polinsaturadas (ômegas 3,6 e 9), vitaminas do complexo B, potássio e magnésio que exercem função calmante do sistema nervoso central e são nutrientes importantíssimos para as funções cerebrais.
Tem cálcio, fazendo uma combinação perfeita com o magnésio e o potássio e sendo uma boa alternativa ao leite de vaca.
Também por conter selênio e vitamina E, exerce funções antioxidantes junto com os ômegas.

Ainda temos em mãos o poder de potencializar todos estes nutrientes germinando as sementes e fazendo o leite com as sementes germinadas. Nos grãos germinados há a liberação de enzimas que facilitam a absorção dos principais nutrientes do grão pelo organismo e pré-digerem o alimento tornando-o mais digerível o que o torna excelente para quem tem problemas gástricos. Este processo aumenta enormemente o valor nutricional do alimento e sua bio disponibilidade.

Mas atenção:
Este leite só mantém suas propriedades se consumido frio, não deve ser esquentado ou aquecido.
É muito calórico, perfeito para quem precisa aumentar a quantidade de calorias ingeridas e ganhar peso como o meu filho.


Leite de Semente de Girassol Germinada:

- 1 xícara de sementes de girassol descascadas germinadas;

- 1 litro e meio de água mineral;

- 1 pitada de sal.


Para germinar as sementes:

Em um vidro de boca larga coloque as sementes e cubra com água limpa. Deixe de molho por 8 horas.


Feche o vidro com um pedaço de filó, e prenda com um elástico.

Derrame a água antiga e enxágüe os grãos com água filtrada. Coloque o vidro inclinado num escorredor em local fresco e sombreado e deixe descansar por mais 8h, quando os grãos iniciarão o processo de germinação.

Se for um dia quente, enxágüe por 5 vezes, mas se estiver fresco 3 vezes será suficiente.

Quando os grãos germinarem, já podem ser consumidos. As sementes germinadas apresentam um "narizinho".






Preparando o leite:
 
1º Coloque as sementes germinadas, a água e o sal no liquidificador.
 
2º Bata bem e coe com um pano de algodão. Você também pode coar utilizando peneiras de duas espessuras: uma mais grossa e outra bem fina para conseguir tirar todos os resíduos.
 
Este leite fica ótimo para o preparo de vitaminas cremosas, pois as frutas camuflam o sabor de castanha e a sua cor acinzentada.
 
Não jogue os resíduos de semente fora. Este resíduo é rico em fibras e ótimo para patês e poderá também ser aproveitado em outras receitas. Pode ser congelado. Ensinarei a fazer um patê em outro post.
 





Aproveitando as vantagens do Suco Vivo!






Desde a semana passada eu tenho encontrado a minha amiga fonoaudióloga, Ignez Lopes de Carvalho, em Búzios, para trabalharmos as técnicas de Kinesiologia Aplicada e Neural Organization Technique.
É um trabalho extremamente interessante. A Specialized Kinesiology, trata o indivíduo, como um ser único, que traz manifestações de desordens físicas, químicas, emocionais e comportamentais, alcançando o indivíduo integralmente, lidando com as causas da desordem e partindo do princípio que uma manifestação, indica que há um ser em desordem; músculos, órgãos, pele, sistema nervoso, emoções, interagindo em um ambiente.


Cada circunstância física conhecida ao homem envolve a desorganização do sistema nervoso como nível causal. Conseqüentemente, um dos tratamentos preliminares em corrigir toda a circunstância seria corrigir e reorganizar o sistema nervoso usando esta técnica antes de continuar com uma outra modalidade.
O corpo é organizado funcionalmente em quatro sistemas primordiais de sobrevivência: a alimentação, a luta e fuga, a reprodução e o sistema imunitário. Todas as atividades fisiológicas, neurológicas, vegetativas e cognitivas devem funcionar dentro ou através destes sistemas de sobrevivência de uma maneira organizada e integrada.
Para que o corpo sobreviva, estes sistemas devem estar organizados funcionalmente primeiramente e depois integrados e sincronizados um com o outro. Esta organização se manifesta com a função integrada do sistema nervoso central. Vários tipos do esforços que incluem físicos, emocionais, químicos, ou o traumático ambientais podem, e muitas vezes interferem, com a função harmoniosa e organizada destes sistemas reflexos e finalmente do sistema nervoso central propriamente.
A Técnica de Organização Neural é um protocolo de tratamento não invasivo e projetado para reconhecer algumas das desorganizações que podem ser encontradas dentro dos programas neurais destes sistemas primordiais de sobrevivência danificado ou comprometido de alguma maneira. Os protocolos de tratamento são projetados então para organizar ou reorganizar especificamente um sistema nervoso central desorganizado.
Um rompimento destes processos naturais previamente sincronizados causará uma mudança no campo eletromagnético em várias partes do corpo. Esta mudança do campo eletromagnético pode então ser medida, analisada e tratada. O equilíbrio é restaurado por combinações de ativação dos sistemas reflexos conhecidos, os meridianos da acupunctura, os eixos dos músculos, a energia magnética, o realinhamento dos ossos cranianos e espinais e a nutrição adequada para o controle destes sistemas. A razão do sucesso deste protocolo de tratamento é o reconhecimento da necessidade de organização e  integração específicas de todos os sistemas dentro do corpo.
A nutrição adequada é a peça chave do tratamento. Nada de glúten, leite, corantes, químicos e principalmente açúcar de qualquer tipo. Açúcar trava os ossos do crânio.
Passamos o dia todo lá e Ignez prioriza muito o suco vivo por sua fácil digestibilidade e assimilação de nutrientes. Quanto mais suco vivo, melhor!
O suco vivo é a base da alimentação crudívera e leva este nome por não conter água, apenas o líquido dos vegetais e folhas que são utilizados.
Independente de tudo isso, o suco vivo é uma excelente opção para as dificuldades alimentares de nossas crianças. Se seu filho é como o meu Maurício que é chatinho pra comer, mas bebe qualquer coisa que é uma beleza, sem reclamar, esta é a solução para os seus problemas :)
Muitas pessoas, como as minhas amigas Karlinha Coelho e Luiza Sarkis, acostumaram suas crianças ao suco com doses homeopáticas, servidas em copinhos plásticos de café. Hoje mais acostumadas, bebem uma boa quantidade e rapidamente.
Mauricio não come nenhum legume ou verdura, mas bebe em forma de suco o que deixa sua alimentação até mais saudável, pois não passa por nenhum processo de cozimento diminuindo os nutrientes. Este suco pode ser dado não só no desjejum, mas a qualquer hora do dia. Além de ser um excelente desintoxicante, é altamente nutritivo. Karlinha e Luiza fizeram um post maravilhoso sobre todas as qualidades deste suco aqui!
O Blog "Segunda Versão" da Andrea Nunes, tem um ótimo passo-a-passo do suco. Vou colocar apenas as observações de alterações que faço.

Suco Vivo:
Você vai precisar de:
- 1 maçã ou suco de maçã orgânico, as vezes uso acerola (a fruta agrega sabor)


- 1 pepino (pode ser dispensado se usar o suco. O pepino é para gerar líquído)

- 2 folhas de couve ou mais (ou qualquer folha que tenha disponível: de cenoura, de nabo, rabanetes, couve-flor...)

- 1 punhado de grama de trigo (é riquíssima em clorofila e não tem glúten) que pode ser substituída por outra folha

- 1 cenoura (ou inhame, batata-doce ou outra raiz ou legume)

É importante que seja tudo orgânico! Este suco varia muito, pois como todos os ingredientes são orgânicos, depende do que achamos disponível para compra.





- 1 punhado de sementes germinadas* (deixe de molho na água por 8 horas, escorra e deixe numa peneira sobre uma vasilha para aparar o líquido por mais oito horas, lavando de vez em quando para manter a umidade e haver a germinação). Repare nos narizinhos que saem da semente. Aqui minhas amigas ensinam bem como germinar os grãos.
Mas eu uso a peneira mesmo, apoiada em uma vasilha para aparar o líquido e coberta com outra peneira para proteger de insetos. As sementes de girassol germinam bem fácil e rapidamente!




Então você leva a maçã ao liquidificador e usa a função "pulsar", depois acrescenta o pepino, que é sempre usado, a maçã para dar sabor e o pepino para dar o líquido necessário, "pulsa" novamente. Se usar suco de maçã orgânico, já haverá líquido o suficiente.


Acrescente as folhas:



... a cenoura, ou beterraba, ou outra raíz qualquer...





... acrescente as sementes, germinadas, sempre!





Então você bate bem todos os ingredientes, fica um líquido bem grosso, dependendo do tipo do seu liquidificador pode precisar de ajuda para bater. Pulsando primeiro a maçã e o pepino picados e ir acrescentanto os restantes dos ingredientes aos poucos não força o liquidificador, porque você não pode acrescentar água.



Tudo bem batidinho é hora de coar, para isso use um pedaço de voal ou fralda de pano de bebê.



Você precisa apertar e torcer bem o suco, para retirar o liquido.



No final deverá sobrar apenas o "bagaço".



Depois é só se deliciar!!

Importante: Eu comprei uma centrífuga para fazer estes sucos. Não tenho paciência para todo este processo e a centrífuga economiza um pouco mais de tempo. Hoje é um equipamento barato, vale a pena. Mas atenção: as sementes germinadas não são aproveitadas na centrífuga, vão inteiras para o dispensor, então não use-as. Duas cenouras e um inhame são suficientes para gerar o líquido do suco.
As sementes de girassol eu aproveito para fazer um leite que ensinarei depois aqui no blog :)


Leite Condensado de arroz!


Leite condensado é um ingrediente que deixou de fazer parte da minha cozinha e me viro muito bem sem ele nas guloseimas e sobremesas.
Leite condensado é uma invenção moderna. Para a antiga confeitaria, as doceiras tradicionais e a confeitaria francesa, utilizá-lo nos produtos é um verdadeiro sacrilégio!!
Mas para fazer o brigadeiro, não tem jeito!
Tudo bem que inventei o brigadeiro de batata-doce gostoso e saudável, mas eu queria um brigadeiro mais brigadeiro :)

Achei uma receita de leite condensado, mas que só me serviu de base porque não engrossa de jeito nenhum e muito menos fica branquinho como na foto, pelo menos usando o leite de arroz. Não tentei com outros leites. Tive que alterar um pouco a receita. Mesmo escuro, dá para substituir muito bem o leite condensado tradicional.


Leite Condensado Sem Caseína, Lactose ou Soja!

- 2 1/4 de xícara de leite de arroz

- 1/2 xícara de açúcar refinado

- 1 colher das de chá de baunilha

- 3 colheres das de sopa de amido de milho ou araruta.


Modo de Fazer:

1º Misture as duas xícaras de leite de arroz (usei o de caixinha italiano, não sei o resultado com o leite caseiro) com o açúcar em uma panela média. Leve ao fogo baixo mexendo sempre para o açúcar dissolver. Depois mexa de vez em quando e deixe em fogo baixo até o volume reduzir a metade. Retire do fogo.

2º Misture o 1/4 de xícara de leite restante com as 3 colheres de amido até dissolver. Junte ao leite que foi reduzido, adicione a baunilha e leve novamente ao fogo rapidamente só para engrossar.

Está pronto para uso. Empregue como quiser!

Shake de Abóbora!




Esta é mais uma sugestão para as festas de Halloween que deverão acontecer neste fim de semana. Na festa fica muito interessante servi-lo como um coquetel de frutas para as crianças, com cubos de gelo e canudinhos de origami.

É ainda uma boa oportunidade ao longo de todo ano para aproveitar os benefícios da abóbora: grande quantidade de vitamina A, indispensável para a recuperação da mucosa intestinal e para evitar infecções. Possui ainda Niacina e vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. A niacina é um calmante natural. Tem sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes, construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos. Tem ainda vitamina C e E, potássio e magnésio.

Eu sempre adiciono farelos aos shakes para diminuir o seu indíce glicêmico e ainda adicionar um aporte nutricional extra.
Neste Shake eu sugiro o farelo de arroz: rico em antioxidante para redução do colesterol, ganho de vitalidade e massa muscular. Contém Magnésio, vitamina B, boa fonte de tiamina, riboflavina e niacina, fibras, potássio, fósforo, contribui para o funcionamento do intestino eliminando a prisão de ventre e com isso expulsando toxinas e produtos tóxicos, até mesmo o chumbo. 

Esta receita é inspirada em outra do excelente blog The Sensitive Pantry com receitas variadas para portadores de alergias alimentares multiplas.


Shake de Abóbora!

- 1 xícara de leite vegetal (uso o de amêndoas);

- 1/2 xícara de purê de abóbora (cozida no vapor e amassada);

- 1/2 maçã;

- 1 banana;

- 2 cubos de gelo;

- 1 colher das de sopa de farelo de arroz;

- 1/2 colher das de chá de canela em pó;

- 1/2 colher das de chá de cardamomo;
- Adoçante a gosto.


Modo de fazer:

- Bata tudo no liquidificador até formar uma bebida homogênea e sirva! 


Para o Halloween ainda temos duas outras opções no blog:





Shake Funcional de Ameixa





Eu tenho inúmeras receitas de Shakes, pois meu filho os consome duas vezes ao dia.
Ele é seletivo, não tem muito apetite e desde bebê adora vitaminas cremosas. Os shakes então passaram a ser uma alternativa gostosa e bem sucedida de inserir um maior aporte nutricional na sua dieta.

Gostaria então de introduzir desta vez aqui no blog o iogurte de soja, um produto que uso bastante com meu filho.
Ok, ok, as receitas do blog não contém soja está certo, mas o iogurte aqui e em todos os shakes pode ser substituído totalmente por leite vegetal.
Para as pessoas que não são alérgicas a soja, apenas a evitam na alimentação, vale considerar o uso do iogurte. Primeiro porque é um alimento fermentado e por isso a proteína da soja já é quebrada e pré-digerida, facilitando assim a sua digestão. Segundo porque alimentos fermentados são ricos em bactérias probióticas ajudando a recompor a flora intestinal e trazendo inúmeros benefícios a saúde, inclusive ajudando a melhorar o quadro alérgico.




Eu comprei uma iogurteira caseira e produzo o nosso próprio iogurte a partir de leite de soja orgânico.
A consistência é firme, o sabor suave e muito mais saudável, barato e saboroso do que o equivalente industrializado, até mesmo porque aqui no Brasil não encontramos leite de soja natural e orgânico.


Shake de Ameixa:
- 1/2 xícara de iogurte natural de soja (pode ser substituído por leites vegetais do blog)

- 1/2 xícara de leite vegetal

- 1 banana pequena

- 1/2 pêra

- 5 ameixas secas

- 1 colher das de sopa de quinua em flocos

- 1 colher das de sobremesa de farelo de arroz orgânico

- 1 colher das de sopa de linhaça dourada

- Adoçante a gosto.


Modo de fazer:
- Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso e sem partículas, sirva!


Shake de Açaí ou Mirtilo Sem Leite!




Novamente o Jornal Hoje na última 2ª Feira, falou sobre os benefícios de um alimento específico: o açaí. Por isso estou postando a minha receita de açaí.

Maurício não gosta do açaí na tijela como é vendido aqui no RJ.
Além do mais, esta versão não é uma boa opção para nossas crianças pois é cheia de açúcar refinado e guaraná o que eleva a hiperatividade deles as alturas.
Mas eu não queria perder os benefícios desta fruta, rica em ácidos graxos essenciais e antocianina um antioxidante poderoso, ambos muito importantes para autistas que em exames clínicos mostram em sua maioria, deficiências de ômegas e nutrientes e altas taxas de stress oxidativo.

O açaí além dos ômegas e antocianina, ainda é rico em vitamina E, antioxidante importantíssimo para o cérebro por ser liposolúvel e por isso atravessar a bainha de mielina e a barreira hematoencefálica com mais facilidade do que outros antioxidantes. Ainda é rico em proteínas, possui alto teor de potássio, cálcio e também de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.

Eu utilizo-o de forma mais líquida, mas ainda cremosa adicionado de farelos em várias versões.
Os farelos são meus grandes aliados em Shakes e farei uma postagem especial sobre eles.




Shake de Açaí ou mirtilo:
- 1 xícara de leite vegetal (qualquer um do blog)

- 2 cubos de gelo

- 1 banana, ou 3 colheres de abacate, ou 1 inhame cozido pequeno (para dar cremosidade ao shake)

- 1 embalagem de polpa de açaí ou 2 colheres de açaí em pó vendido aqui

- 1/2 pêra

- 1 colher de sobremesa de farelo de arroz (somente orgânico)

- 1 colher de sobremesa de pó de mesocarpo de babaçú

- 1 colher de sopa de flocos de amaranto

- Açúcar ou seu substituto a gosto.


Obs: Os farelos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.
Modo de fazer:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva!

Variação:
Você pode também substituir o açaí por mirtilos.
Mirtilo ou bluberry é uma frutinha bastante conhecida nos EUA e Europa e ainda raro no Brasil, mas fácil de encontrar nos bons supermecados das grandes cidades das capitais.
Como o blog tem muitos visitantes de outros países onde o açaí não é tão facilmente encontrado, passa a ser a opção deste shake que também fica delicioso
Mirtilos tem basicamente as mesmas propriedades do açaí.


Leite e Mingau de Amaranto!





Já tinha comentado aqui que foi só o Jornal Hoje falar sobre os benefícios do amaranto na edição de 3ª feira, dia 3/08 para aparecer várias pessoas pesquisando receitas com amaranto.


As suas propriedades também estão descritas aqui no blog.
É uma excelente fonte de cálcio. Ótimo para as pessoas que fazem dieta com restrição de lácteos.

O leite de amaranto é um leite básico assim como o leite de arroz sem graça para ser consumido puro, mas uma ótima base para fazer render os leites de coco, de amêndoas e de castanhas por exemplo.
Percebam que a aparência do leite é translúcida e amarelada.

Mas o melhor pra mim desta receita foi o mingau que criei com as sobras do amaranto. Claro que um cereal tão rico em nutrientes e caro, não pode ir para o lixo de jeito nenhum!

Este mingau pode ser servido em grande quantidade e quentinho como um mingau mesmo;
Pode ser colocado em potinhos individuais e servido gelado como sobremesa acompanhado ou não de sorvete;
Pode servir de cobertura para os waffles e para as panquecas;
Ou ainda pode ser servido como um delicioso creme para passar no pão!
Fica bom demais de qualquer jeito!





Leite de Amaranto:
- 1 xícara de grãos de amaranto;

- 8 xícaras de água;

- 1 pitada de sal.


Modo de fazer:
1º Em uma panela coloque o amaranto, o sal e 5 xícaras de água. Leve ao fogo e cozinhe por 20 minutos.


2º Retire do fogo, adicione as 3 xícaras de água restante e leve ao liquidificador. Bata no modo pulsar várias vezes até engrossar o caldo. Não bata muito, se bater demais fica com consistência mais grossa parecendo com amido.
3º Passe por um pano de algodão e exprema bastante para sair todo o líquido. Está pronto para uso. Pode guardar em geladeira por 4 dias.


Mingau de Amaranto:
- A papa de amaranto que sobrou do leite;

- 1 xícara de leite vegetal, qualquer um de sua escolha;

- 1/2 xícara de açúcar ou o seu substituto (mascavo, demerara, glicose de mandioca, agáve, xylitol ou adoçante);

- 1 colher de chá de canela em pó;

- 1 colher de chá de baunilha;

- 1 maçã picadinha;

- 1/3 de xícara de passas sem sementes inteiras ou levemente trituradas.


Modo de fazer:
Ponha tudo em uma panela e cozinhe até formar um mingau. Sirva quente, morno ou gelado conforme as sugestões acima.





Bom apetite!

Leite de Coco Caseiro



Este é o meu preferido, tanto por suas propriedades, quanto pelo seu sabor suave.
O leite de coco mantém todas as propriedades da água, do fruto e da gordura. Trazendo inúmeros benefícios a saúde.

Mas o seu maior trunfo em relação aos outros leites vegetais é a presença do ácido láurico, substância presente em grande quantidade no leite materno e que possui propriedades contra fungos, vírus e bactérias, ajudando a combater infecções e aumentando a imunidade.
Além disso é um alimento completo e excelente para dietas restritivas de leite animal e outros alimentos, pois contém calorias, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, sais minerais, vitamina A,B1,B2,B5,C, fósforo, cálcio, ferro, magnésio, enxofre, silício.
As mamães havaianas costumam dar leite de coco para seus bebês. Então se você tem um bebê alérgico a leite, pode ser uma boa opção. Consulte sempre o seu médico de confiança.

O seu sabor suave, permite ser bebido puro com prazer ou ser utilizado em receitas doces e salgadas.
Eu costumo misturar o leite de coco e todos os outros leites ao leite de arroz tanto para fazer render estes leites mais caros ou com gosto mais forte, quanto para realçar o sabor do leite de arroz.


Leite de Coco Caseiro:
- 1 coco

- 900 ml de água mineral morna

Modo de fazer:
1º Fure o coco, retire a água e reserve.

2º Quebre o coco e leve-o ao forno quente por poucos minutos. Isto fará com que a polpa desprenda com mais facilidade. Com uma faca retire a polpa da casca dura.

3º Coloque a polpa no liquidificador junto com a água do coco que foi reservada e a água morna. Bata por uns 3 minutos.

4º Coe com um pano de algodão espremendo bem para retirar todo o leite. Está pronto para uso. Guarde o coco ralado no freezer para utilizá-lo em receitas.

Com a sobra do coco ralado você pode fazer deliciosas receitas como o bolo Bombocado de Cenoura do meu livro da pág. 181, ou o pudim de arroz da pág. 162 que também leva côco.





Shake Cremoso de Amaranto Sem Leite!




Os Shakes e Smoothies ou Vitaminas Cremosas, são uma ótima forma de incluir o amaranto, cereal funcional e cheio de propriedades, em nossa dieta. Ótima opção para o café da manhã e para começar o dia cheio de energia!
Shakes cremosos de todos os tipos e sabores fazem parte do cardápio diário de meu filho. Ele adora!
Minha filha fala que é vitamina de entulho hehe
Tudo o que é saudável e funcional e que ele não comeria de outra forma, vai parar dentro do Shake :)
Frutas, verduras, sementes, grãos germinados, farelos ... cada hora sai uma combinação diferente dependendo do que temos em casa.

Eu já tinha incluído esta foto no álbum do picasa, mas pensava em disponibilizar a receita depois, mais para a frente. Mas foi só o Jornal Hoje falar sobre os benefícios do amaranto na edição de 3ª feira, dia 3/08 para aparecer várias pessoas pesquisando receitas com amaranto.

Amaranto e quinua são muito parecidos, mas diferem em algumas propriedades e principalmente no gosto.
Eu prefiro o sabor mais suave do amaranto. As suas propriedades estão descritas aqui no blog.
É uma excelente fonte de cálcio. Ótimo para as pessoas que fazem dieta com restrição de lácteos.


Shake Cremoso de Amaranto:
- 1 xícara de leite vegetal (usei de arroz com amêndoas);

- 3 tâmaras sem caroço (a tâmara adoça naturalmente);

- 1 banana pequena;

- Metade de uma pêra;

- 2 colheres das de sopa de flocos de amaranto;

- 2 cubos de gelo.


Modo de Fazer:
Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso. Sirva em seguida!


Leite de Arroz Caseiro!



geral 018


O leite de arroz é bastante neutro em sabor, compatível com qualquer utilização na cozinha e com matéria-prima presente na casa de qualquer família. É um leite vegetal de fácil digestão, podendo ser misturado a todos os outros para realçar seu sabor ou suavizar o de outro que seja mais forte.
Confesso que pra beber puro ou utilizar em receitas, prefiro o leite comprado pronto que tem um sabor mais doce e completamente diferente do caseiro.
Mas a pouco tempo me mudei para uma cidade pequena e com poucos recursos sendo possível encontrar o leite italiano somente quando vou ao Rio. Por isso, tenho feito bastante este leite em casa misturado com leite de amendoas ou de coco.
Os Milk-Shakes e vitaminas cremosas de Mauricio ficam ótimos!


Leite de Arroz:

- 2 xícaras de arroz, qualquer tipo, sem lavar

- 10 xícaras de água mineral ou 2 litros e meio

- 1/2 colher das de chá de sal

- Metade de uma fava de baunilha


Modo de fazer:

1º Leve ao fogo a água com o arroz, o sal e a metade da fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos, não mais que isso.

2º Passe o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador, utilizando o modo pulsar em três pulsadas rápidas para apenas quebrar os grãos sem formar uma papa. Se você esperar o arroz esfriar ele cozinhará mais e absorverá mais água e mesmo produzindo o leite da forma descrita, ele ficará bem grosso.

3º Peneire mexendo delicadamente no arroz apenas para sair o líquido. Está pronto para ser utilizado.

Repare que na foto o leite da jarra é mais tranlúcido. Este é o leite de arroz puro. O do copo está misturado com leite de amêndoas e fica um branco mais leitoso.

Nota:

Adicionando cálcio:

Você pode adicionar cálcio ao leite misturando uma colher de chá de pó de casca de ovo ou cálcio de ostras em pó, encontrados em boas lojas de produtos naturais. Se misturá-lo a um pouco de leite de avelãs ele já estará enriquecido de cálcio, pois as avelãs são ricas em cálcio, mais até do que o leite de vaca.

Adicionando ômega 3:

Para fazer um leite enriquecido com ômegas, adicione 1 colher das de sopa de óleo de linhaça, ou de nozes, ou de canola prensados à frio e depois de pronto. Estes óleos não são os óleos de cozinha encontrados em supermercados. São vendidos em lojas de produtos naturais em pequenas garrafas de vidro.

Você pode utilizar a sobra de arroz para produzir receitas deliciosas como o pudim de arroz da página 162 do meu livro e a torta de arroz da página 173.
Se você ainda não comprou, compre-o! O melhor preço é o encontrado no site da Americanas, mas você também pode encontrá-lo na Saraiva.



challah 011

challah 016

Leite de Amêndoas Caseiro!



leite de amendoas 004

O leite de amêndoas é mais uma opção de leite vegetal que pode ser usada por quem não pode consumir leite animal ou procura uma dieta mais saudável e variada.
O leite de amêndoas conserva todas as propriedades e é mais fácil de ser digerido pelas crianças e por idosos. Pode ser feito com qualquer outra oleaginosa da mesma forma e como cada uma tem propriedades diferentes, assim também varia os nutrientes ingeridos.

A recomendação é consumí-los sem aquecimento ou no máximo morno para que as suas gorduras ricas em ômegas e muito sensíveis não sejam destruídas.
Como é um leite caro, eu prefiro misturá-los ao leite de arroz. Isto faz o leite render e ainda suaviza o seu sabor intenso.
Outra dica é que são leites muito calóricos e por isso recomenda-se que sejam ingeridos como parte do café da manhã para gerar energia para o restante do dia e garantindo que estas calorias não sejam acumuladas.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:


Em geral, as frutas oleaginosas apresentam as mesmas propriedades: combatem o envelhecimento celular, previnem diversas doenças por conter ácidos graxos mono e poliinsaturados responsáveis por efeitos como o controle de triglicerídeos, a diminuição do LDL (colesterol ruim) e o aumento do HDL (colesterol bom), além de atuarem como potentes antioxidantes, removendo os radicais livres produzidos em excesso pelo nosso organismo. Todas são excelentes fontes de cálcio e magnésio, substituindo com muita vantagem o leite de vaca.

NOZ: ótima fonte de energia; potássio; proteína vegetal e a mais rica em vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração. Também é rica em ácido elágico, que pode inibir o crescimento de células cancerígenas e em vitaminas do complexo B.

AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras, ferro, vitamina E e potássio.

AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras, cobre  a maior fonte de cálcio de todas.

CASTANHA DE CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, zinco, ferro, ácido pantotêico, vitaminas B1 e B2. Para fazer o leite, é necessário que seja a castanha crua (que na verdade foi cozida para ser retirada da casca, mas não foi torrada) e sem sal.

CASTANHA-DO-PARÁ: É a mais calórica de todas, mas fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.


Leite de Amêndoas:

- 1 e 1/2 xícara de amêndoas deixadas de molho por 12 horas e tendo a sua água trocada duas vezes;

- 4 xícaras de água mineral;

- 1/4 de colher das de chá de sal. O sal é importante para acentuar o sabor.


Modo de fazer:

1º Bata bem todos os ingredientes no liquidificador.



leite de amendoas 001

2º Passe este liquido numa peneira dividido em duas partes. A papa de amêndoas que sobrou, adicione mais uma xícara de água mineral e volte ao liquidificador batendo novamente. Passe esta papa pela peneira.

3º Pegue todo o leite que foi peneirado e passe por um coador de pano ou por um pano de algodão limpo espremendo bem para retirar todo o resquício de polpa.

4º Está pronto para ser utilizado. Pode ser guardado na geladeira por 4 dias.

Leite de Inhame



Já faz tempo que eu pensava em colocar um tópico aqui no blog sobre leites vegetais.
Na dieta Sem Glúten (proteína do trigo, centeio, malte, cevada e aveia) e Sem Caseína (proteína dos leites animais e seus derivados), precisamos substituir o leite animal por leite vegetal.
Fazer alguns leites vegetais em casa acaba saindo mais barato e ainda podemos aumentar a variedade de leites consumidos e consequentemente, de nutrientes.

Esta semana, uma amiga de Salvador, a Shirley Monroy, escreveu-me dizendo que usava leite de inhaminho para fazer as minhas receitas e que os pães ficam especialmente bons com ele.
Adorei a idéia, especialmente porque não conhecia leite de inhame!

O inhame é depurativo, desintoxicante e fortalece o sistema imunológico. É  rico em amido e fibras solúveis o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e as taxas de colesterol sangüíneo. Possui propriedades de cura intestinal, pois auxilia na digestão e na fermentação do bolo alimentar. Ainda é fonte de Betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e ferro.
Os médicos orientais recomendam a ingestão de inhame para fortificar os gânglios linfáticos.

Na Índia, o sistema médico ayurvédico também indica o consumo desse alimento para restaurar as defesas orgânicas, principalmente como recurso para combater infecções e tumores.
O inhame que possui estas propriedades é o pequeno, marrom e cabeludinho conhecido como inhame japonês.

Apesar de tudo isso, creio que como todo alimento, o inhame deva ser consumido com moderação e alternando com outras opções, pois o inhame é rico em ácido oxálico e algumas crianças autistas em tratamento biomédico tem problemas com oxalatos.
Neste caso há duas soluções: utilize o leite de inhame crú para produzir receitas que serão cozidas e para produzir vitaminas, faça o leite com inhame cozido. Quando cozinhamos o inhame, ele perde os oxalatos. Cozinhe um inhame com casca. Depois de cozido, descasque e bata com uma ou duas xícaras de água.

Este leite pode ser utilizado em todas as receitas que pedem leite vegetal e acredito que deva ser ótimo para mingaus.
Se for utilizá-lo crú como em vitaminas, observe se sua criança não apresentará nenhum incômodo, pois a presença do ácido oxálico pode provocar pinicamento ou coceira na boca ou na pele em pessoas sensíveis.


Leite de Inhame:

- 1 inhame japonês pequeno,

- 1 xícara de água mineral.


Modo de fazer:

1º Descasque o inhame, corte-o em pequenos pedaços e bata-o no liquidificador com a água.

2º Coe o leite com um pano de algodão. Utilize-o em seguida ou guarde na geladeira por 3 dias. Se quiser um leite mais ralo, adicione água a gosto. Eu fiz com um inhame médio e duas xícaras de água.



Eu fiz um pão em duas versões: um com o leite de inhame e outro com água como faço normalmente.
Confesso que gostei mais do pão feito com água.


Vejam que o pão da esquerda feito com água cresce mais e a massa fica mais leve, mais soltinho. A massa com leite de inhame fica mais compactada.
Ambos ficam muito gostosos e o leite de inhame não altera o sabor. É excelente também para os que querem adicionar valor nutritivo a alimentação.

Agora a escolha é toda de vocês!
Abraços! 

7 comentários:

  1. Não só leite mas tudo que se refere no bem esta das crianças autistas minha filha de 4 anos e autista e não consome gluten so os leites que fazer por isso como faço pra sempre encontrar vocês sou um pouco leiga com Internet.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada não tenho como agradecer! Tentarei fazer para meu filho, acho que alguma desta receitas ele vai gostar! Um beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. A minha maior dificuldade do meu filho diagnosticado com autismo a três dias é a retirada da mamadeira. Acabou de fazer três anos e não dorme se não mamar. Estes leites são bem calóricos né? Tem algum que posso substituir na mamadeira pra a retirada D caseina e da lactose?

    ResponderExcluir
  4. Olá novamente, :)
    por favor, saberia me dizer a quantidade de leite de coco que um adulto (27 anos) poderia tomar ao dia?
    Obrigada! :)
    15/12/2018

    ResponderExcluir
  5. Como fez o iogurte??? O meu não ficou bom...Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Unknown, tudo bom?
      Não tenho certeza de se a sua pergunta foi pra mim, mas não podia deixar de responder, por via das dúvidas. :) O que eu fiz foi o leite de coco. O iogurte mesmo eu não sei como se faz (gostaria de aprender também!). E pra fazer o leite de coco, eu vi vídeos no youtube. Acredito que será mais fácil e compreensível ver os vídeos do que eu tentar explicar. Então, procure no campo de busca: "Leite de coco caseiro - como fazer leite de coco em casa" (esse é do canal "Temperando por Kelly Tannylly". E o outro vídeo que vi foi "Como fazer leite de coco caseiro" do canal "SOS intolerante". Acho que um vídeo complementa o outro, em cada vídeo pode-se ter dicas diferentes que se complementam, assim como todos os demais vídeos que existem no YT, mas citei estes dois porque foram os principais que assisti.
      Para mim, ficaram bons, com um sabor muito agradável, mas tenho que confessar que coloquei à olho as quantidades de coco e de água... :T
      Praticamente não tenho nenhuma experiência e conhecimento sobre este mundo, mas se ao assisitir os vídeos tiver alguma dúvida, ficarei contente em ajudar, é só perguntar. :)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir